O mês de agosto trouxe inúmeros problemas para o Flamengo, e setembro não começou de forma diferente. Nesta quarta-feira, durante um treino da Seleção Brasileira de Futebol, o atacante Pedro Guilherme, conhecido como Pedro do Flamengo, sofreu uma lesão grave ao romper o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo. O jogador, que era uma das principais esperanças da Seleção Brasileira para o jogo do Brasil hoje, se junta a Cebolinha e Viña na lista de desfalques do clube e não retornará aos gramados até o próximo ano.
O número de lesões no Flamengo aumentou significativamente a partir da segunda quinzena de agosto, forçando o time a se reinventar para enfrentar a maratona de jogos e viagens. Agora, o clube conta com a pausa da data FIFA como uma oportunidade para recuperar seus atletas antes da reta final da temporada.
O Flamengo se reapresenta nesta quinta-feira e começa a preparação para o confronto contra o Bahia, que acontecerá no dia 12. Serão seis sessões de treinamento (quinta, sexta, sábado, segunda, terça e quarta) e uma folga no domingo. Gabigol, Arrascaeta e Léo Pereira devem estar disponíveis, e há a expectativa de que De la Cruz também se recupere a tempo.
Atletas lesionados:
- Cebolinha: Tendão de Aquiles do tornozelo esquerdo
- Viña: Menisco, ligamento cruzado anterior do joelho direito e fratura na tíbia
- Gabigol: Posterior da coxa direita
- Arrascaeta: Adutor da coxa esquerda
- De la Cruz: Posterior da coxa direita
- Michael: Posterior da coxa direita
- Léo Pereira: Entorse no joelho esquerdo
- Pedro do Flamengo: Ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo
A última partida antes da pausa para a data FIFA também trouxe complicações para o Flamengo. Léo Pereira ficou de fora do jogo contra o Corinthians após sofrer uma pancada na partida anterior contra o Bahia, resultando em uma entorse no joelho esquerdo. No entanto, a expectativa é que o zagueiro esteja disponível para enfrentar o Bahia.
Ainda no jogo contra o Bahia, Varela deixou o campo com dores no quadril direito e apresentou limitação de movimento. No entanto, a situação não preocupa, já que o jogador foi convocado pela Seleção Uruguaia e está à disposição de Bielsa para o segundo amistoso, contra a Venezuela, na terça-feira. Varela cumpre suspensão contra o Paraguai.
Lesão de Pedro do Flamengo e Preocupações com Pulgar e Varela
Convocado pela Seleção Brasileira de Futebol para os amistosos contra o Equador (sexta-feira) e o Paraguai (terça-feira), Pedro Guilherme sofreu uma torção no joelho esquerdo logo no início do treino tático desta terça-feira. Ele era o titular no momento da lesão e foi substituído por Endrick. Após deixar o campo mancando, o atacante do Flamengo passou por exames clínicos e uma ressonância magnética, que confirmaram a ruptura do ligamento cruzado anterior. A previsão de recuperação do jogador é de pelo menos oito meses. A CBF informou que o clube carioca se pronunciará sobre o caso após o retorno de Pedro ao Flamengo, ainda sem data definida.
Erick Pulgar está fora do primeiro amistoso do Chile, contra a Argentina, nesta quinta-feira, devido a um edema muscular em uma das coxas. No entanto, o Chile acredita que o jogador estará disponível para a partida contra a Bolívia, na terça-feira.
Varela, que saiu de campo com dores no quadril direito no último jogo do Flamengo contra o Corinthians, está disponível para os amistosos da Seleção Uruguaia contra Paraguai e Venezuela. Embora esteja suspenso no primeiro jogo, espera-se que o lateral do Flamengo tenha condições de atuar na segunda partida.
Enquanto o Flamengo lida com suas lesões, rumores sobre o possível interesse no jogador Depay aumentam as expectativas da torcida por uma recuperação e possíveis reforços na equipe.